NOTÍCIAS

Postado em 22 de Setembro de 2015 às 17h07

Nova feira lançada pela ACIC e CEC diversificará matriz econômica da região

Cerca de 200 pessoas, entre lideranças empresariais, políticas e acadêmicas, convidados e profissionais da imprensa, participaram do lançamento da nova feira especializada de Chapecó – a MERCOFLORA 2016, que ocorreu nesta terça-feira, na cantina do Cesec. O evento estimulará a diversificação da matriz econômica do município de Chapecó e da região oeste e é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em parceria com o Conselho das Entidades Empresariais (CEC).
A MERCOFLORA reunirá todos os elementos do mundo vegetal e atuará em quatro áreas básicas: silvicultura, fruticultura, floricultura e olericultura. A primeira edição ocorrerá em Chapecó (SC) no período de 14 a 17 de julho de 2016, nos pavilhões do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves (EFAPI).
O presidente da Feira, o empresário João Carlos Scopel, observou que os objetivos do evento são estimular o arranjo produtivo local e regional, para o desenvolvimento sustentável dos setores da floricultura, fruticultura, olericultura e silvicultura; disponibilizar espaços aos produtores e expositores demonstrarem as técnicas utilizadas de manejo e produção e de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas; disseminar o conhecimento de informações, de pesquisas e de tecnologias existentes, realizar seminários, workshop e oficinas temáticas, exteriorizando o conhecimento aos expositores da feira, visitantes, acadêmicos e o público em geral.
Além disso, pretende proporcionar ao público visitante a viabilidade de novas oportunidades de empreendedorismo tanto na produção, logística e comercialização; prospectar novas oportunidades de negócios; e motivar a permanência das famílias no campo, tornando-os empreendedores rurais de atividades lucrativas ambientalmente corretas, aplicando tecnologias e desenvolvimento sustentável em suas atividades do dia a dia.
Scopel informou que a expectativa é reunir 120 expositores do setor produtivo (Agricultores familiares, produtores de: Flores, Frutas, Florestais, Hortaliças, Mudas, Plantas Medicinais e Fitoterápicas) e do setor industrial e comercial (indústria e comércio de máquinas, equipamentos, ferramentas agrícolas, embalagens, plástico, sementes, adubos orgânicos, irrigação, fertilizantes e insumos diversos, atacadista, distribuidores e transportes).
São esperados cerca de 10 mil visitantes/compradores entre produtores rurais, agricultores familiares, produtores de: flores, frutas, florestais, silvicultores, mudas, e cultivares. Potenciais empreendedores: empreendedores individuais, micro empresários proprietários de estabelecimentos do comércio, atacadistas, varejistas, supermercadistas, cooperativas, associações de agricultores, prestadores de serviços. Além de universitários, técnicos agrícolas, agrônomos, professores, pesquisadores e público em geral.
A MERCOFLORA conta com ações de responsabilidade social, destacando-se: acesso gratuito aos visitantes durante toda a realização da feira e participação nos eventos paralelos, seminários, workshops; e coleta seletiva: projeto de coleta seletiva e separação de material reciclável que será destinado às entidades associativas existentes no município de Chapecó.
Durante o lançamento, manifestaram-se o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, o presidente da ACIC, Bento Zanoni, o secretário de desenvolvimento regional, Américo do Nascimento Junior, e o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori. Todos eles, enalteceram o perfil empreendedor do povo oestino, a potencialidade de Chapecó e região para grandes e bem sucedidos eventos, e veem na MERCOFLORA uma real possibilidade de diversificar a matriz econômica do município e estimular o desenvolvimento do campo.
O diretor de comunicação da MERCOFLORA, Marcos Antonio Bedin, expôs o plano de comunicação que estará ancorado em duas linhas de ação: a divulgação jornalística e a divulgação publicitária. O objetivo é criar uma convergência comunicacional para conquistar os três públicos essenciais de uma feira: os expositores, os visitantes e os patrocinadores. O site www.mercoflora.com.br já está no ar e pode ser acessado pelos interessados na feira. A comercialização da feira será feita pela empresa Zoom Feiras e Eventos. O contato pode ser feito pelo telefone (49) 3361 9200 ou pelo e-mail atendimento@zoomfeiras.com.br.
O coquetel de lançamento foi oferecido pelo Hotel Lang Palace e Vinícola Breancini.
A MERCOFLORA já conta com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regionais, EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR SC, SEBRAE – Nacional e de Santa Catarina; FACISC, FIESC; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ; e Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.
 

Veja também

1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a população a respeito deste assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de......
“Estacionando na Praça”26/09/17 Contribuindo para aprimorar habilidades dos condutores O Núcleo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, no último sábado (23),......

Voltar para Notícias