NOTÍCIAS

Postado em 07 de Julho de 2017 às 16h09

Impostos, prospecção de clientes e terceirização são foco de capacitações da ACIC

Capacitações (27)

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu três capacitações nessa semana sobre prospecção de clientes, treinamento fiscal e a Lei da Terceirização. Os cursos oferecidos pela entidade são direcionados para empresários, diretores, gestores e demais colaboradores das empresas associadas com temas que procuram suprir as necessidades das organizações e buscam qualificar as equipes de trabalho em diversas áreas. As qualificações tiveram apoio institucional do Sicredi e do Sicoob.

O curso “Treinamento Fiscal para Compradores e Vendedores” proporcionou aos participantes uma visão geral dos aspectos fiscais e tributários relacionados às áreas de compras e vendas. Também facilitou o entendimento dos cálculos envolvendo os tributos e demonstrar de que forma eles afetam os custos e as vendas das empresas e, consequentemente, seus resultados.

O facilitador, Hemerson Sutil de Oliveira, abordou sobre os principais impostos estaduais e federais que impactam nas compras e vendas: ICMS, IPI, PIS e Cofins. “O sistema tributário brasileiro é muito complexo. Cada imposto possui uma legislação específica que dificulta seu entendimento”, frisou. De acordo com Oliveira, é fundamental conhecer as regras para não deixar de pagar impostos, o que pode gerar multas, ou não pagar a mais. “É necessário estudo continuado, pois são feitas alterações diárias na legislação tributária”, complementou.

Capacitar os profissionais a criar estratégias, abordagens, roteiros e critérios para melhoria na prospecção de vendas foi objetivo do workshop “Prospecção de Clientes”. O facilitador, Carlos Alberto Serpa, explanou sobre como descobrir oportunidades nos mercados de atuação e como sair da armadilha de uma abordagem monótona e mecânica.

O workshop teve 90% das atividades práticas, com apresentação de ferramentas para a prospecção de clientes. De acordo com Serpa, é fundamental atrair clientes de maneira estruturada, focando naqueles que trarão resultados sustentáveis para as empresas. “Esse trabalho requer dedicação e tempo para que se faça a qualificação dos clientes”, ressaltou. Serpa destacou que essa não é uma área isolada dentro da empresa e não elimina a propaganda. “A empresa precisa ter um conjunto de ações que vão proporcionar melhores resultados”, salientou.

As atendentes do Centro de Formação de Condutores Efapi, Patricia Silva Lara e Josiane Padilha, participaram do treinamento. Josiane contou que elas estão na empresa há menos de um mês e tinham objetivo de buscar qualificação. “Conseguimos extrair bastante informações para usar no nosso dia a dia. Já fizemos um plano de aplicação que colocaremos em prática a partir da semana que vem”, relatou.

TERCERIZAÇÃO

A Lei da Terceirização (nº 13.429), sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 31 de março, foi explanada pelo advogado e mestre em Direito Ariel Silva na segunda turma do workshop “Estou Livre para Terceirizar?”. De acordo com ele, a lei não permite ampla terceirização. O que mudou é que não havia uma lei que regulamentasse a atividade e, agora, existe.

O advogado enfatizou que a lei não faz menção clara sobre a atividade fim, mas há um entendimento que possa ser terceirizada. “Por ser uma lei limitada, com uma redação curta, não regulou suficientemente as relações de terceirização”, explicou acrescentando que a lei é pouco técnica e isso pode gerar mais risco do que segurança jurídica às empresas. A orientação é que nenhum procedimento de terceirização seja feito sem a consulta a um advogado trabalhista.

Veja também

Como vender por meio do Google11/08/17 Quando você pretende comprar um produto ou serviço costuma pesquisar no Google? Você sabia que enquanto milhões de brasileiros buscam informações no site profissionais monitoram essas ações para fazer do Google uma verdadeira máquina de vendas? Para apresentar as soluções do maior site de pesquisa do mundo a Associação Comercial......
ACIC promove curso de logística para atendimento com excelência ao cliente02/10A qualidade do produto é resultado do engajamento do planejamento logístico, tático e operacional O diferencial da entrega rápida e com qualidade foi o tema abordado no curso de estratégias de logística promovido nesta semana pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ministrado pelo professor......
Terceirização, um tema sempre em debate17/06 O tema "terceirização" é sempre objeto de dúvidas e equívocos no momento de sua aplicação. Tanto que já se tratou do tema em artigo publicado nesta Revista em maio/2015, quando em......

Voltar para Notícias