Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 14 de Junho de 2018 às 17h01

    Farmácias São Rafael: Sucesso que veio da simplicidade, coragem e persistência

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Um sonho que começou pequeno e terminou grande. É assim que os empresários Rogerson Zanandréa e Emerson Luiz Angonese definem sua trajetória com a rede de Farmácias São Rafael. Os amigos começaram suas histórias profissionais de forma parecida, de forma humilde e perseverante e, após mais de 30 anos de parceria, compartilharam nessa quinta-feira (14), no Programa Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), qual o segredo para se tornarem um case de sucesso como rede de farmácias.

    Zanandréa contou que o primeiro desafio foi a mudança de Jardinópolis para Chapecó. “O começo foi difícil, mas tudo era aprendizado e eu sabia que o conhecimento sempre abriria novas oportunidades”. Ele lembra que passava pelas farmácias no centro da cidade e se encantava com elas, sonhando um dia poder trabalhar neste ramo. E não demorou muito para que o sonho tomasse forma. No fim daquele ano, conseguiu emprego em uma farmácia e logo o amigo Emerson também teve a oportunidade de se mudar e, coincidentemente, trabalhar junto com ele naquela farmácia.

    De vendedor, Zanandréa foi promovido à representante comercial – se obrigando a desfazer-se de parte da herança para investir na compra de um carro. Logo, seu amigo também foi promovido e, então, os dois visitavam as cidades da região como representantes – Zanandréa vendendo a parte de perfumaria e Angonese de medicamentos. E foi em uma nova oportunidade de promoção profissional que Rogerson teve a certeza de que era hora de seguir com seu sonho e, em sociedade com o empresário Ademar Pagani, iniciou na experiência como sócio-administrador da Farmárcia Eldorado, na qual seu amigo passou a atuar como representante comercial.

    Essa vivência encorajou os empresários, em 1997, quando eles reuniram suas economias para investir no aluguel de uma sala e produtos e puderam, finalmente, abrir seu próprio negócio: a primeira Farmácia São Rafael. Localizada estrategicamente no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó, foi uma oportunidade de os empresários aplicarem o aprendizado que tiveram com a experiência profissional em farmácias, e também o que aprenderam desde cedo, em casa: a serem justos e fazer de tudo pelos clientes.

    Os amigos e sócios buscaram especialização na área farmacêutica e de gestão e, em 2008, decidiram passar de uma forma de administração operacional para uma administração estratégica do negócio, que já contava com três unidades em Chapecó. Pensando nisso, criaram um centro administrativo para gestão das unidades e departamentos das Farmácias São Rafael. “Seguimos preparando a equipe e investindo em treinamentos na certeza de que este é o único caminho de crescer e evoluir”, afirma Zanandréa.

    Emerson destaca que o espírito empreendedor e inovador sempre foi a base para o trabalho na rede São Rafael. “É possível se inspirar olhando ao nosso redor. Hoje sabemos que para agradar o cliente precisamos focar na experiência de compra com aptidão de sempre evoluir e prestar um atendimento de excelência. É por isso que buscamos fazer uma empresa de pessoas que gostam de pessoas – e é a isso que atribuímos todo o crescimento que tivemos”, enfatiza ao citar o destaque no Prêmio Ímpar 2017.

    Angonese assegura que os dois jamais imaginaram que alcançariam resultados como estes, com a atual estrutura. “Não temos uma fórmula ou segredo para o sucesso. Atribuímos esse crescimento a nossa simplicidade, coragem e persistência em acreditar nos sonhos. Hoje, podemos compartilhar nosso modelo de gestão da melhor forma possível, com a expansão em modelo de franquias – São Rafael Franchising”, enfatiza.

    Atualmente, as Farmácias São Rafael contam com mais de 180 colaboradores nas 11 lojas próprias, sendo uma 24 horas; loja virtual; cinco lojas franqueadas nas cidades de Xanxerê, Erechim, Xaxim, Maravilha e São José do Cedro; laboratório de manipulação; centro de distribuição; serviço de televendas próprio e mais de 500 empresas conveniadas usando o cartão São Rafael. Para o futuro, os empresários seguem com foco em investimentos na área de inovação e mercado. “Carregamos conosco a gratidão e orgulho pelos chapecoenses que contribuíram de forma definitiva para esta experiência empresarial exitosa”, destacam.

    O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, comemorou mais uma edição de casa cheia do Programa Almoço Empresarial e aproveitou o prestígio para enfatizar o engajamento da ACIC na execução de três medidas anticorrupção: voto consciente, apoio a democracia e ao pacote anticorrupção. Barozzi destacou ainda que esta é uma oportunidade para compartilhar ideias, sempre exaltando a trajetória que os associados construíram profissionalmente. “Trazemos histórias de sonhos que se tornaram realidade. É um espaço para inspiração e troca de experiências e formas de planejamento, pois só assim é possível alcançar os objetivos almejados”, assegura.

    O Almoço Empresarial tem apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Certa Seguros, Inviolável, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi e Unimed. As próximas edições do Programa serão no dia 19 de julho, com a Rissi Fachadas e Esquadrias; no dia 16 de agosto, com a DM Auto; e dia 18 de outubro, com a participação do Brasão Supermercados.

    Veja também

    ACIC promove aperfeiçoamento sobre Excel15/06/16 Fornecer conhecimentos para utilização dos recursos do Microsoft Excel, com orientação sobre manuseio de planilhas eletrônicas e utilização de fórmulas, gráficos e formatação de planilhas foi o objetivo do curso Excel – do Básico ao Intermediário, promovido pela Associação Comercial e Industrial de......
    ACIC no Legislativo Polêmica das estátuas volta à Câmara de Vereadores09/05/19Vereadores da oposição questionaram a defesa do prefeito Luciano Buligon no processo judicial que envolve as três estátuas construídas em comemoração ao centená Na sessão dessa quarta-feira (8) da Câmara de Vereadores de Chapecó, a oposição repercutiu sobre a forma como agiu a defesa do prefeito Luciano Buligon em resposta à denúncia por licitação......
    7 passos para juntar dinheiro de uma forma rápida12/03/19 Juntar dinheiro rápido pode ser um desafio para quem não tem o hábito de economizar e, principalmente, no caso de pessoas que têm que lidar com dívidas. Mas ao contrário do que se parece, cuidar das ......

    Voltar para Notícias