NOTÍCIAS

Postado em 22 de Agosto de 2017 às 17h18

Equipes cooperativas proporcionam mais eficiência e menos retrabalho

Capacitações (27)

Muitas empresas enfrentam desafios para manter equipes cooperadas. Porém, toda organização precisa de equipes afinadas que sejam harmônicas e eficazes. Para contribuir com as empresas no trabalho de estimular a integração de equipes, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu o workshop “Equipes cooperativas”, na última semana.

A facilitadora, Patricia de Souza, explanou sobre características de equipes cooperativas. Entre elas estão a capacidade de cooperação, sinergia, relacionamento, envolvimento e o equilíbrio. De acordo com Patricia, a integração das pessoas é fundamental, pois o trabalho de um complementa o do outro.

Para a capacitação das equipes, uma dificuldade comum entre as empresas é em relação ao comportamento. “As pessoas precisam estar dispostas a fazer diferente no dia a dia”, frisou a facilitadora. O desafio é manter uma comunicação eficaz. “Em uma equipe cooperativa as pessoas precisam se comunicar melhor, se doar mais e aceitar o outro”, acrescentou.

A coordenadora de formalização da Sólida Gestão Financeira, Patricia Mohr, participou do workshop para adquirir novos conhecimentos e buscar maior engajamento da equipe na empresa. “Com a união das pessoas é possível fazer um trabalho melhor. A facilitadora abordou vários aspectos que contribuirão nesse processo dentro da empresa”, comentou.

A dica de Patricia é investir em ações de desenvolvimento humano e capacitação. “É fundamental ter líderes preparados porque eles são multiplicadores”, enfatizou. Além disso, ela orienta a buscar as características das pessoas, compreendendo o que cada uma tem para oferecer. “Todos têm suas peculiaridades. Por isso, é preciso buscar o equilíbrio e colocar as pessoas certas nos lugares certos. Assim, a empresa terá mais eficiência e menos retrabalho”, concluiu.

Veja também

Quem não souber lidar com as pessoas não terá lugar no mercado de trabalho10/05 Pesquisas indicam que conquistar um novo cliente custa sete vezes mais que fidelizar um que já está na carteira da empresa. Porém, com a concorrência cada vez mais acirrada, é fundamental que o consumidor tenha sucesso na resolução dos seus problemas. Para que o negócio prospere, deve-se estabelecer relações de parceria e confiabilidade com os......
A importância da gestão de estoques para a sua empresa09/10/17 Executar as operações sem interrupções e contribuir para a redução de custos são alguns dos objetivos da gestão de estoques. Quando feita de forma eficiente – com um bom planejamento, monitoramento......
Terceirização, um tema sempre em debate17/06 O tema "terceirização" é sempre objeto de dúvidas e equívocos no momento de sua aplicação. Tanto que já se tratou do tema em artigo publicado nesta Revista em maio/2015, quando em......

Voltar para Notícias