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Postado em 15 de Outubro às 11h12

Empresas precisam entregar valor e significado aos clientes

  • ACIC CHAPECÓ -
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O mundo está mudando rapidamente e, junto com ele, as formas de vender, comprar e consumir. As empresas que não acompanharem essas mudanças tendem a ficar de fora do mercado. O tema foi abordado nessa semana na palestra “Mais valor nas relações com os clientes”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com a Fundação Dom Cabral.

A palestrante foi a professora e pesquisadora de Marketing da Fundação Dom Cabral, Áurea Ribeiro. De acordo com ela, as organizações precisam se preparar para novas relações com os clientes. “A grande questão é que temos um mundo novo e o primeiro passo é entender o que está acontecendo para, depois, poder se preparar para fazer novas abordagens”. Durante sua explanação, Áurea apresentou metodologias para entender os anseios dos consumidores e como se reinventar para solucionar as novas demandas.

Entre as mudanças que impactam no consumo estão a busca por significado. Áurea enfatizou que uma empresa sem propósito não faz mais sentido no mercado atual. Além disso, precisa se comunicar com os clientes de maneira diferente, integrando mídias de massa e redes sociais com outra linguagem – mais visual e com mais rapidez. “O cliente está cada vez menos preocupado com preço, ele quer significado. Vemos empresas que não entenderam essa mudança de comportamento e morreram”.

Áurea salientou que as empresas precisam entregar significado e propósito, engajar o consumidor de uma forma diferenciada, comunicar-se com ele de outra maneira e, principalmente, criar verdades. “Em tudo que fizermos, seja para business to business ou para business to consumer, precisamos criar algo que seja verdadeiro e que de fato apoie o cliente na solução dos seus problemas. Não tem mais espaço para entregar só produto e preço. É necessário ter em mente que o que te trouxe até aqui não é o que vai te levar ao futuro. Em vez de pensar ‘o mundo mudou logo na minha vez’, devemos pensar que mudou na minha vez e que agora é a minha vez de fazer diferença, de ressignificar, de buscar novos caminhos, de entregar algo diferente”, finalizou.

NAC COMPARTILHA

Nesta semana também ocorreu a terceira edição do NAC Compartilha – Refletindo Oportunidades. O projeto, que promove workshops gratuitos, é promovido pelo Núcleo de Assessorias e Consultorias da ACIC e debateu o tema “Como aumentar os lucros da sua empresa”. O assunto foi explanado pelos nucleados Douglas Gayo, especialista em geração de resultados financeiros, e Roberto Kemper, consultor na área contábil e tributária.

Foram apresentadas oportunidades de melhoria para a gestão dos negócios. De acordo com Gayo, a intenção foi conscientizar sobre a importância de usar ferramentas de gestão para melhorar os resultados. Entre as principais estão o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e o fluxo de caixa. “São ferramentas que ajudam a medir a saúde financeira da empresa. Pesquisas mostram que mais de 80% das empresas de Santa Catarina não têm fluxo de caixa, ou seja, o empresário não sabe quanto dinheiro entra e sai. É aquela velha história da gestão por achismo. Isso ainda é cultural e precisa ser melhorado. Antigamente se ganhava dinheiro vendendo, hoje é fazendo gestão”, frisou Gayo.

Kemper exemplificou que utilizando as ferramentas corretas é possível avaliar gastos que podem ser reduzidos. “São pequenas coisas que no dia a dia passam despercebidas e podem trazer um resultado relevante”, expôs acrescentando que isso se aplica a empresas de todos os portes e setores de atuação.

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