NOTÍCIAS

Postado em 19 de Julho de 2016 às 17h12

Empresas inovam, crescem e conquistam novos clientes e mercados

Inovação é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. É um desafio para organizações e administradores a respeito da necessidade de conciliar as dimensões econômicas, ambiental e social nos negócios. Isso envolve a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender as necessidades dos consumidores e novos processos organizacionais. Enfim, é preciso mudar a cultura empresarial e criar soluções para o aperfeiçoamento dos modelos atuais de produção, indo além do retorno econômico.
A inovação tem ganhado espaço nas organizações brasileiras e, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo, globalizado e, atualmente, de retração econômica. A Associação Comercial e industrial de Chapecó (ACIC) motiva as empresas associadas a inovar. Há vários exemplos positivos. Mesmo no momento atual, com a delicada situação econômica do País, quando muitos empresários estão com receio de investir, outros apostam na inovação como alternativa para a sustentabilidade das organizações, investindo tempo e dinheiro na busca de um diferencial.
SAÚDE
A Farmácia São Rafael, associada à ACIC, está há 19 anos no mercado e há quatro meses inovou lançando uma loja virtual. De acordo com a diretora de marketing da empresa, Janaina Seibert, a tecnologia avança ano após ano e está cada vez mais inserida no cotidiano da população e também do mercado farmacêutico. “Apesar de obedecermos a uma legislação específica, mais cedo ou mais tarde aqueles que não adentrarem no mercado eletrônico terão que fazê-lo para vender ou simplesmente para se comunicar com seu público alvo, já que a cada dia a adesão aos dispositivos eletrônicos se torna real e específica”, frisa.
As vendas por meio do site são realizadas para todo o Brasil. São disponibilizados mais de 10 mil itens na loja virtual, entre medicamentos que não requerem retenção da receita, produtos de beleza, fitness, higiene, ortopedia e fisioterapia, perfumaria, entre outros. Janaina comenta que a loja virtual apresenta resultados crescentes e que a cada dia a equipe melhora e aprende com base na experiência dos usuários e clientes.
“A retratação econômica é uma realidade para todo o mercado, mas a conscientização de que o e-commerce em si não é mais uma inovação e que, se desejarmos continuar conquistando uma fatia maior e mais relevante no varejo, teremos que iniciar um novo ciclo de transformação criativa no nosso modelo de negócio para ampliar a diferenciação da concorrência e sustentar a atratividade”, destaca a diretora de marketing.
ALIMENTAÇÃO
O Restaurante do Clube Recreativo Chapecoense (CRC), um dos mais antigos de Chapecó, se mantém atual no mercado. Em funcionamento desde 1970 e com 6.500 associados, está reformando e ampliando o restaurante. Segundo a gerente comercial do Restaurante CRC, Gabriela Baptistetti, as melhorias surgiram da necessidade de se obter um espaço mais amplo e moderno para oferecer maior qualidade de atendimento. As reformas ocorrem paralelamente às obras de adequação da estrutura do Clube às normas de acessibilidade exigidas pelo Plano diretor do município.
“Neste período de dificuldades que vive a economia brasileira, o setor de alimentação sempre se manteve, de certa forma, regular. O custo dos investimentos em reforma são altos, o que acarreta em uma rentabilidade menor, sendo necessário um grande esforço para manter-se firme no mercado. Porém, entendemos que é exatamente esse ponto o diferencial. Ou seja, não podemos nos acomodar diante das dificuldades, mas trabalhar e crer em um cenário sempre mais favorável. Esse deve ser sempre o espírito do empreendedor”, explana Gabriela.
BELEZA E BEM-ESTAR
Acreditar no negócio e abrir uma empresa com a atual instabilidade econômica não foi problema para o empresário Rafael Antônio Casanova. Em maio deste ano ele abriu a Casanova Barbearia, um local com um conceito diferenciado e exclusivo para o público masculino. A empresa resgata a história de fazer barba, cabelo e bigode com toalhas quentes e navalha em um ambiente retrô e vintage.
O proprietário pesquisou durante dois anos o mercado de barbearia e buscou capacitação. “Mesmo com a crise, as pessoas continuam cortando o cabelo e fazendo a barba. Os homens não tinham um ambiente focado neles em Chapecó”, expõe Casanova. Para proporcionar um atendimento de qualidade, a barbearia tem uma equipe de cinco barbeiros e produtos específicos para o público masculino.
Entre os diferenciais, estão o ritual do noivo, um momento pensado para atender os clientes no dia do casamento, com serviços de massagem relaxante, barba, cabelo e bigode, alfaiate, engraxataria, entre outros. A barbearia oferece ainda aos clientes um aplicativo para agendamentos, um ambiente com bebidas, música, mesa de sinuca e videogame e todos os meses promove um evento de confraternização. “Eu não esperei, apostei no negócio com muito estudo e precaução. O resultado está sendo muito positivo”, finaliza Casanova.
ESPORTE E LAZER
A atual retração econômica também não assustou o empresário Rony Robert Fontana, que apostou no crescimento do mercado na região e ampliou a loja. Proprietário da Giro Bike, Rony explica que não conseguia expor todos os modelos de bicicletas da marca que representa por falta de espaço e, em maio de 2015, mudou de endereço e ampliou a empresa. “Foi um projeto audacioso. Nosso objetivo é ser uma loja conceito da Specialized no sul do Brasil”, comenta. Atualmente, a empresa possui clientes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que são atraídos, além das bicicletas, pelos produtos de vestuário, acessórios e mecânica especializada.
Para atrair os clientes e incentivar o uso da bicicleta e a prática de esportes, a Giro Bike promove passeios guiados todas as segundas, terças e quintas-feiras à noite e sábados à tarde. São dois percursos: um de 15 km para quem está iniciando e um de 30 km para nível intermediário. Dois guias e um carro de apoio acompanham os passeios. “É uma garantia para quem comprar uma bicicleta não ficar sozinho para pedalar. O esporte melhora a qualidade de vida e nós também queremos transformar a vida das pessoas”, enfatiza Rony.
Além disso, a empresa patrocina equipes de ciclismo da cidade e promove eventos em Chapecó e região

Veja também

Curso sobre contabilidade para não contadores abre segunda turma 04/03/16 Devido a grande demanda de associados, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nessa semana, a segunda turma do curso de contabilidade para não contadores. Durante três dias, os participantes aprenderam a importância do uso da contabilidade para a gestão das empresas, os conceitos e critérios básicos aplicados pela contabilidade e a......
Salões de Beleza: profissionais capacitados sobre prevenção10/06/14 A prevenção de doenças infecciosas nos salões de beleza foi o tema central do Encontro “Salões de beleza: cuidando também da sua saúde”, realizado na segunda-feira (09) na ACIC em Chapecó. A......

Voltar para Notícias