Postado em 31 de Outubro de 2013 às 16h40

Democratização do acesso à leitura

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reuniu dirigentes da entidade, empresários, profissionais da imprensa e parceiros do projeto Livro Amigo para a inauguração da primeira estante de livros que está acessível para a população chapecoense na Agência Franqueada Desbravador, na rua Rui Barbosa, 1277E, bairro Presidente Médice, em Chapecó.

Durante a inauguração, a coordenadora do projeto e diretora de responsabilidade social da ACIC, Mara Rosane Dal Vesco, anunciou que a partir da próxima semana, mais duas estantes estarão disponíveis, sendo uma no Restaurante Popular e outra na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Efapi, ambas com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó.

Mara informou que foram recebidos e catalogados mais de três mil obras, porém a inauguração da estante não encerra as etapas anteriores do projeto. Podem ser doados livros de literatura de qualquer gênero – romance, aventura, suspense, ficção científica etc. “A qualquer tempo, quem tiver as obras para fazer a doação, poderá fazê-la. Será um projeto permanente com a intenção de ampliar o acesso da comunidade chapecoense às obras de literatura. Além disso, neste momento também estamos recebendo a doação de estantes, pois também estamos recebendo pedidos de diversas instituições que têm interesse em receber o projeto, mas faltam estantes para alocar os livros”, explicou.

Na estante haverá uma placa com as orientações indicando com funcionará o empréstimo das obras. Os interessados poderão retirar o livro da estante e anotar a data do empréstimo na ficha localizada no final do livro. Depois de ler o livro, em casa, a devolução deverá ser feita à estante, possibilitando que outros leitores tenham acesso à obra.

Os pontos de coleta são na ACIC, na Agência Desbravador dos Correios, ou pelo telefone (49) 3323 4050, para coleta em domicílio, ou seja, se alguém tiver uma quantidade razoável de livros para doação e não tiver como levar até os pontos de coleta, os organizadores buscarão as obras.

Para o vice-presidente da ACIC, Flávio Pasquali, é muito gratificante para a entidade desenvolver um projeto como esse que viabiliza o acesso ao livro e a democratização da leitura. “A ACIC, as entidades que aderiram ao projeto e as pessoas que doaram seus acervos pessoais, estão contribuindo para elevar os índices de leitura da população chapecoense. As obras estão à disposição e esperamos a adesão da população para expandir essa ideia”, comentou.

Em nome de todos os parceiros do projeto Livro Amigo, a presidente Oeste da Associação Catarinense de Bibliotecários, Mirela Sens, lembrou que a entidade já vinha pensando em um projeto como esse e quando conheceu o Livro Amigo, procurou a coordenação para juntar-se a ele e tornar real, o sonho de levar os livros para mais perto da população. Mirela explicou como ocorreu o processo de catalogação que contou com apoio dos bibliotecários, bem como das instituições para as quais eles trabalham.

O projeto Livro Amigo conta com a parceria do Senac; Udesc; Biblioteca Udesc; Centro de Educação Superior Oeste (CEO); Unochapecó, Federação Brasileira de Associações de bibliotecários, cientistas da informação e instituições (Febab); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) e Correios.

Informações sobre o projeto podem ser obtidas na ACIC ou pelo telefone (49) 3323 4100.