NOTÍCIAS

Postado em 27 de Fevereiro às 10h04

Como inovar no varejo e se manter competitivo no mercado

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Tema foi abordado em palestra promovida nessa semana pela ACIC, CDL Chapecó e Senac

Inovar é fundamental no cenário global, com consumidores que mudam o tempo todo e estão cada vez mais integrados e conectados. O varejista que deseja continuar competitivo no mercado precisa investir em novas ideias. O tema foi abordado nessa semana na palestra “Inovação no varejo”, com a diretora de Inovação e Tecnologia do Senac/SC, Renata Rubik Maestri, que explanou sobre as últimas tendências do varejo mundial. A iniciativa foi da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Senac.

Renata apresentou dados de um estudo realizado pela escola IMD da Suíça em dez países, incluindo o Brasil, que mostra que quatro das dez maiores empresas de cada segmento da economia desaparecerão por não estarem alinhadas com a transformação digital, alertando sobre a importância das empresas se manterem atualizadas. De acordo com ela, sobre o futuro do setor, a única coisa que se pode supor é que as lojas serão uma grande plataforma de logística.

A palestrante apresentou a percepção do mercado europeu e norte americano e expôs a preocupação do varejo mundial em relação à China. “Eles têm tecnologia e uma boa logística, é um mercado que estuda bastante e conhece o consumidor. Precisamos nos preparar para essas novas tendências e estruturação”, frisou.

Para inovar, não é necessário grandes investimentos ou grandes tecnologias. “Um exemplo é a Ray-Ban que inovou trabalhando a partir da experiência com clientes. Eles levam para as lojas bandas e eventos culturais com o objetivo de induzir trânsito para dentro da loja. Outra possibilidade é criar parcerias, mesmo com aquelas empresas que não têm afinidade com o negócio, para alavancar os resultados”, explicou a palestrante.

Outro aspecto citado por Renata foi a realização da jornada do cliente, ou seja, se colocar no lugar dele e, a partir dessa experiência, tirar os atritos dentro da loja. “Esses atritos podem ser os vendedores, o sistema, qualidade no atendimento, estoque, número de caixas, entre outros. É preciso avaliar onde a empresa peca para pensar em melhorias, sendo o mais ágil possível”.

Renata sugeriu também buscar possibilidades fora do mercado onde a empresa atua. “É sempre bom sair um pouco do Brasil, participar de missões internacionais, a exemplo da missão do varejo e conferir in loco as transformações que estão ocorrendo no mercado mundial”.

A gestão é outra questão importante. De acordo com a palestrante, é essencial atuar com foco na melhoria da gestão, discutir inovação, compartilhar conhecimentos. Uma oportunidade para isso é oferecida pela ACIC que promove o evento ACIC + Gestão. Será no dia 14 de março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. A intenção é ampliar a visão sobre os novos tempos, principalmente quanto à gestão profissional, marketing digital e empreendedorismo. Mais informações podem ser obtidas no site www.acicmaisgestao.com.br.


 

Veja também

Núcleo de Automecânicas da ACIC realiza Inspeção Veicular Gratuita15/09/17 Ação acontece até sexta-feira nas automecânicas nucleadas à ACIC Sensibilizar os condutores e usuários sobre a importância dos cuidados com o veículo por meio da manutenção preventiva é um dos objetivos do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que promove,......
Otimismo e previsão de bons negócios no lançamento da MERCOAGRO 2016 23/10/15 Novidades e inovações para o conforto dos visitantes-compradores e estímulo às vendas dos expositores foram anunciadas no ato de lançamento da Mercoagro 2016, Feira Internacional de Negócios, Processamento e......
A importância da gestão de estoques para a sua empresa09/10/17 Executar as operações sem interrupções e contribuir para a redução de custos são alguns dos objetivos da gestão de estoques. Quando feita de forma eficiente – com um bom planejamento, monitoramento......

Voltar para Notícias