Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 14 de Junho de 2018 às 15h40

    Comex em Pauta incentiva a internacionalização de empresas

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Desenvolver o comércio internacional de Chapecó e região, com a promoção de eventos gratuitos mensais. Esse é o objetivo do projeto Comex em Pauta, promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional (Comex) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). No lançamento, na última semana, ocorreu palestra do coordenador da Enterprise Europe Network (EEN Brasil/IBICT) Márcio Canedo, em parceria com a Unoesc Chapecó.

    A coordenadora do Núcleo, Fernanda Colatto Guillen, realça que os eventos serão abertos para toda a população. “Acreditamos que por meio dessas ações gratuitas, com palestras e orientações, desenvolveremos o cenário econômico de Chapecó e região com geração de novas oportunidades para os empresários que já vivenciam o comércio internacional e para quem deseja iniciar esse processo”.

    Canedo explanou sobre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e sobre a EEN. O IBICT é um órgão nacional de informação e unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Realiza estudos, estimula o empreendedorismo, a inovação e a internacionalização de novas tecnologias. Também socializa e integra o conhecimento científico-tecnológico. As pesquisas podem ser acessadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações por meio do site www.ibict.br.

    A EEN é a maior rede mundial de suporte para organizações com ambições internacionais, dando apoio para crescimento e internacionalização em mais de 60 países. Canedo explicou que a entidade oferece apoio à inovação, internacionalização e exportação, transferência de tecnologia, consultorias jurídicas, organização de eventos e procura de parceiros estratégicos. A plataforma possui especialistas em 17 setores que fornecem suporte customizado para as empresas. Para participar, a organização interessada precisa criar um perfil que será incorporado ao banco de dados da EEN. “Podem ser feitos vários perfis, não é por empresa, mas por projeto. Possuímos o maior banco de dados de oportunidades de parcerias, auxiliamos na criação de propostas, no contato entre as empresas e acompanhamos as parcerias”, explicou Canedo.

    A EEN foi criada pela Comissão Europeia em 2008 para auxiliar pequenas e médias empresas no acesso a informações sobre políticas e oportunidades de negócios, assistência em processos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação. Os serviços são gratuitos. “Os custos para quem participa da plataforma digital são reduzidos em aproximadamente 30%”, realçou Canedo acrescentando que a EEN possui diversos parceiros no País. “Em Chapecó, nosso parceiro estratégico é a Unoesc”. Mais informações podem ser obtidas no site www.eenbrasil.org.

    MISSÃO AO PARAGUAI

    O diretor de Relações Internacionais e Comex da ACIC, Milvo Zancanaro, ressaltou a importância de participar de eventos sobre comércio exterior. Entre as iniciativas, ele informou que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com apoio da ACIC Chapecó, fará uma missão ao Paraguai entre os dias 16 e 18 de julho. “Quem atua ou deseja atuar no comércio internacional precisa participar e fortalecer parcerias e network, o que é fundamental para a geração de negócios”.

    A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, frisou que a entidade possui 12 núcleos que são espaços para os associados discutirem pautas e temáticas específicas. “Os principais objetivos são capacitar, buscar melhorias para a gestão das empresas e desenvolver o setor. É essa a intenção também do Comex em Pauta, que abrange não apenas as empresas nucleadas, mas todas as interessadas na internacionalização”.

    A ACIC assinou um acordo de cooperação e intercâmbio empresarial, na China, em 2012. O município de Ninghai é cidade-gêmea de Chapecó. “Quem conhece a China sabe como isso é difícil. O objetivo é fazer intercâmbio não só de negócios, mas também nas áreas cultural, educacional, logística, de serviços e capacitação profissional. Precisamos turbinar esse projeto”, reforçou o 2º vice-presidente da ACIC, Nelson Akimoto.

    Veja também

    NJE debate as oportunidades do empreendedorismo18/06/14 O perfil do empreendedor de sucesso, a arte de ser empreendedor, os desafios de conduzir um negócio próprio, as mudanças e oportunidades de mercado, a liderança, a inovação e os exemplos do Vale do Silício (EUA) foram os temas abordados na palestra “As Oportunidades do Empreendedorismo”. O evento, promovido pelo Núcleo Jovem Empreendedor da Acic,......
    Biossegurança nos salões de beleza11/11/13 O Núcleo dos Profissionais da Beleza da Associação Comercial e Industrial de CHapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, do curso Biossegurança nos salões de beleza, do qual participaram empresários e colaboradores......

    Voltar para Notícias