NOTÍCIAS

Postado em 23 de Maio de 2018 às 16h23

CENA Workshop apresenta tendências da comunicação e marketing nas organizações

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Levar conhecimento aos empreendedores para que reflitam e apliquem ferramentas de comunicação e marketing nas organizações foi objetivo do workshop promovido nessa semana, em Chapecó. O evento fez parte da programação do Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

A facilitadora foi a publicitária e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Valéria Casaroto Feijó. Ela apresentou as tendências da comunicação e marketing. “Temos o marketing 4.0 trazendo mudanças que impactam diretamente no dia a dia das empresas, não só na questão da comunicação, mas também como pensar toda a organização em relação aos produtos, ao mercado, ao público-alvo e ao posicionamento da marca no mercado”, frisou.

Entre os princípios do marketing 4.0 está a mudança na maneira de consumo. Atualmente, as pessoas consomem valores. De acordo com Valéria, o produto é muito importante, mas os valores da organização e como ela transmite isso para o mercado são fundamentais. Além disso, as compras estão mais coletivas e a comunicação ocorre também nas mídias digitais. “Não é mais possível falar em fazer marketing sem pensar no universo digital”, explicou Valéria.

Outro aspecto relevante refere-se à comunicação horizontal e não mais vertical, ou seja, antigamente a organização falava e os consumidores aceitavam e respeitavam. Hoje, os consumidores se movimentam e discutem com as empresas. “Tudo isso muda nossa perspectiva. É preciso pensar em como comunicar e ter estratégias que realmente funcionem em um mercado que tem tantos desafios. Não existem respostas prontas, cada um precisa entender sua forma de fazer e de se comportar”, orientou a facilitadora.

Valéria enfatizou, ainda, que empresas de todos os segmentos e portes podem ter planos de comunicação e marketing. “Às vezes se imagina que programas de comunicação ou marketing só funcionam para grandes empresas. Pelo contrário, quando as pequenas empresas sabem exatamente para onde estão indo e conseguem orientar seus esforços de marketing e comunicação, conseguem obter um resultado mais positivo no mercado. O que ocorre, muitas vezes, é que as empresas não conseguem planejar os recursos ou os veem como custo e não como investimento. Porém, é preciso entender que investimentos nessa área geram resultados. Pequenas empresas podem ter grandes marcas”, finalizou.

A capacitação contou com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação AL-Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

CENA

O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. Empresas de todos os grupos empresariais da ACIC aderiram ao programa que possui investimento diferenciado para os nucleados. “Neste segundo workshop de 2018 trouxemos novos conhecimentos para que as empresas possam refletir e aplicar. Para esse semestre, temos programados mais dois encontros, nos quais serão abordados os temas vendendo o invisível e marketing digital”, realçou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.

Veja também

O futuro é agora, destacam palestrantes no ACIC + Gestão15/03Sandra Turchi, Paulo Silva e Max Gehringer falaram de tendências mundiais de gestão, marketing e empreendedorismo Mais de 149 milhões de pessoas no Brasil estão conectadas na internet, mais de 140 milhões nas redes sociais e 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. No País, as pessoas ficam nove horas por dia conectadas. A média mundial é cinco horas. O e-commerce faturou R$ 53,2 bilhões no Brasil em 2018, um crescimento de 12%, mesmo em período de......
6º Boi no Rolete garante manutenção do Programa Viver03/09/13 Quem chegou para participar do 6º Boi no Rolete foi recepcionado pelas crianças atendidas pelo Programa Viver Ações Sociais que recitavam versos de poetas brasileiros. Uma forma singela de agradecer as cerca de 1.000 pessoas que......

Voltar para Notícias