NOTÍCIAS

Postado em 12 de Abril às 16h44

CENA Gestão e planejamento organizacional são fundamentais para atingir resultados

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Para instigar empresários e gestores a pensar mais criticamente no dia a dia e sobre os fatores que afetam e envolvem a gestão e o planejamento, o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), promoveu nessa semana o workshop “Gestão e Planejamento Organizacional”, com a facilitadora Ane Lise Dalcul. O objetivo foi mostrar que a gestão e o planejamento são essenciais para empresas se manterem no mercado, crescerem e serem competitivas.

De acordo com Ane Lise, há muitos estudos sobre gestão e planejamento, porém, falta aplicação. “As pessoas sabem o que devem fazer, talvez não estejam acostumadas com alguma tecnologia ou ferramenta, mas o dia a dia as consome e, apesar de saberem que estão fazendo errado, voltam a cometer os mesmos erros”.

Um aspecto que influencia na gestão e planejamento é não enxergar as pessoas de forma sistêmica. No workshop, foi feita uma análise para se pensar o perfil da liderança. “O líder precisa avaliar as diferentes competências dele e das equipes, fortalecer os pontos positivos e, o mais importante, aliar isso aos objetivos da organização”, salientou Ane Lise.

A facilitadora frisou, ainda, que as empresas fazem parte da sociedade, estão inseridas em contextos e que isso interfere nas suas ações e estratégias. Durante o treinamento, foi feita uma análise de ambiente interno e externo com a utilização da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Na tradução para o português temos a sigla FOFA, que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Outras ferramentas para trabalhar modelos de negócios, planejamento, análise de desempenho frente à concorrência são o Canvas e a matriz de desempenho. “Quando há objetivos definidos, com gestão, estilo de liderar que envolve toda a administração e equipe, consegue-se fazer todo o planejamento e controle para alcarnçar o sucesso”, enfatizou Ane Lise.

CENA

O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. Empresas de todos os grupos empresariais da ACIC aderiram ao CENA que possui investimento diferenciado para os nucleados. “Esse foi o primeiro workshop desse ano. Para o primeiro semestre, estão programados mais três com os temas marketing e comunicação, vendendo o invisível e marketing digital”, informou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.

Veja também

ACIC 70 anos20/03/17 Fortalecimento da classe empresarial e compromisso com o futuro. Considerada uma das associações comerciais e industriais mais atuantes de Santa Catarina, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) completará 70 anos de fundação em 10 de maio deste ano. Desde sua constituição, em 1947, a entidade incrementa o desenvolvimento......
Iniciou votação para escolha do Empresário do Ano 201404/11/14 O empresário-empreendedor é o principal agente econômico de qualquer sociedade. É ele quem dinamiza, amplia, fortalece e faz crescer a economia. Para homenageá-lo, a ACIC promove um dos mais concorridos eventos empresariais......
Expen 2014 comprova que oeste tornou-se polo de tecnologia20/03/14 Os empresários e empreendedores do grande oeste catarinense não precisam se deslocar aos grandes centros para obterem soluções tecnológicas: todas elas estão disponíveis aqui mesmo. A assertiva é do......

Voltar para Notícias