Postado em 19 de Agosto de 2013 às 17h40

As pessoas são o principal fator de produção de uma empresa

“O curso poderia durar mais tempo”, disse a gerente de loja e de recrutamento interno da Indestel Embalagens, Rosa Gomes, sobre o curso de Gestão de Pessoas oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na última semana. Rosa aprovou a metodologia e o conteúdo aplicados pelo instrutor Jorge Chiodini, que apresentou de forma dinâmica e interativa os conhecimentos teóricos e práticos das técnicas relacionadas à administração de processos e aos componentes humanos.

Uma das recomendações de Chiodini que chamou a atenção de Rosa foi sobre a contratação e demissão que, segundo o instrutor, deve ser feita pela mesma pessoa, sem deixar de justificar os motivos. “A pessoa demitida deve ter consciência do que houve, além de ter direito de saber para decidir como vai agir no futuro”, disse.

Entre os assuntos abordados estiveram os conceitos e desafios da gestão de pessoas, responsabilidade social, planejamento estratégico, socialização organizacional, comunicação eficaz, organização e centralização.

Para desenvolver a liderança, fundamental no processo de gestão de pessoas, Chiodini apontou quatro ferramentas fundamentais: direção – o líder precisa dar instruções sobre as atribuições e metas a serem cumpridas e supervisionar atentamente o desempenho do subordinado; treinamento – o líder deve explicar suas decisões, pedir sugestões e elogiar quando o subordinado fizer algo certo; apoio – o líder e o subordinado devem tomar decisões juntos, de modo que o líder escute, encoraje e apóie; e delegação – o líder deve transferir ao subordinado a responsabilidade pelas decisões e cumprimento de tarefas. “O homem não é mais simplesmente um recurso de produção, mas sim o fator principal da produção, o mais importante de uma empresa”, ressaltou.

O instrutor do curso será o professor Jorge Chiodini, pós-graduado em gestão de pessoas e mestre em Administração. É consultor nas áreas de recursos humanos, administração, vendas e relações humanas.

Informações sobre outros cursos oferecidos pela ACIC podem ser obtidas através do e-mail treinamentos@acichapeco.com.br ou do telefone 49 3323 4100.