Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 15h32

    ACIC reúne empreendedores que integram livro Vida Empresarial

    ACIC CHAPECÓ Obra foi editada em parceria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó e da Editora Argos da Unochapecó Fazer um resgate histórico para oferecer à comunidade toda a riqueza de...

    Obra foi editada em parceria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó e da Editora Argos da Unochapecó

    Fazer um resgate histórico para oferecer à comunidade toda a riqueza de relatos sobre a desafiadora jornada para viabilizar tecnológica e mercadologicamente empresas que se notabilizaram na construção de Chapecó. Esse foi o objetivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com a terceira edição do livro Vida Empresarial, lançado em novembro durante a solenidade do Empresário do Ano 2021. O livro foi editado em parceria com a Unochapecó, por meio da Editora Argos.

    O livro é composto por 30 depoimentos de empresários que participaram do Programa Vida Empresarial, promovido pela ACIC e pela Unochapecó desde 1991. Para homenagear os empreendedores, ocorreu um encontro na sede da Associação, nesta semana. Eles receberam as edições impressas do livro que também serão entregues, gratuitamente, para todos os associados da ACIC.

    A obra tem duas faces que se complementam: uma impressa e uma digital. A versão impressa é um opúsculo que se constitui em um resumo ou roteiro do livro. A versão digital reúne os depoimentos integrais dos empresários que participaram do Programa Vida Empresarial, cujo conteúdo integral está disponível no site https://www.acichapeco.com.br/vidaempresarial. O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, explicou que a primeira versão do livro tinha 800 páginas. "Seria um livro pesado. Conseguimos resumir para quase 600, mas mesmo assim não seria viável, então surgiu a ideia de fazer um resumo impresso, que ficou com 70 páginas, com a versão digital, concluída com 398 páginas".

    Akimoto salientou que a narrativa dos depoimentos dos empresários constitui um conteúdo de valor histórico e sociológico, capaz de expressar com fidelidade as características econômicas e condicionantes culturais do tempo e do espaço em que foram protagonizadas. "É a história relatada pelo seu principal ator. É o testemunho de quem interpretou o papel central. É a narrativa dos fatos notáveis que pavimentaram a trajetória das empresas e sua contribuição para o desenvolvimento de Chapecó e do grande oeste".

    O presidente da ACIC agradeceu aos empreendedores que participaram do Vida Empresarial e destacou que os relatos, mesmo daqueles que não estão mais entre nós, permanecerão como testemunhos da determinação em empreender, do arrojo em ousar, da grandeza em desafiar os riscos e da inclinação para valorizar a comunidade. "São pessoas importantes na comunidade que deixaram um legado que agora está registrado nesta grandiosa obra. Lendo, fica evidente que são histórias contemporâneas, que podemos levar de exemplo e inspiração para vida", frisou.

    Para o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, o livro é uma grande oportunidade para conhecer as condições e os desafios que os empreendedores tiveram para prosperar. "Para nós é um orgulho participar desse projeto que mostra aos jovens que é possível enfrentar todas as adversidades. O Programa Vida Empresarial também traz isso: as vivências, os aprendizados e a caminhada que os empresários, nos seus relatos feitos todos os anos, têm a oportunidade de apresentar".

    Jacoski realçou que a Unochapecó já formou muitas pessoas que se tornaram empresários e que tem uma forte parceria com a ACIC e a classe produtiva. "Recentemente fizemos grandes mudanças na universidade. Queremos ser uma instituição que consegue se colocar à frente do seu tempo, fazendo com que deixe de ser aquele lugar fechado que não se conecta com a sociedade para ser uma instituição que atua diretamente com o setor produtivo. Em 1991 decidimos fazer isso, com o início do Programa Vida Empresarial, o que nos colocou à frente do tempo. Hoje essa estratégia está mais forte, mudamos todos os projetos pedagógicos, criamos a aprendizagem baseada em experiência para que os alunos tenham mais contato com o setor produtivo e saiam da universidade mais preparados para o mercado de trabalho", sublinhou, ao acrescentar que o Póllen Parque Científico e Tecnológico é outro marco para o desenvolvimento. "Mais jovens se desenvolverão e se tornarão empreendedores. São eles que serão os protagonistas que escreverão as próximas edições do Vida Empresarial".

    O lançamento do livro deu início às comemorações dos 75 anos de fundação da ACIC, a serem completados em 10 de maio de 2022.

    Veja também

    Junho Vermelho07/07/17 Campanha da ACIC estimula doação de sangue Todos os anos muitas pessoas têm suas vidas salvas graças à doação de sangue. Pensando na importância do doador, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a data 14 de junho como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. Para incentivar empresas e colaboradores a aderirem......
    Núcleos da ACIC executaram 819 ações em 201302/12/13 Inovando no formato do evento, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu na última semana um jantar dançante para o encerramento das atividades dos Núcleos Setoriais da entidade, no Clube......

    Voltar para Notícias