NOTÍCIAS

Postado em 19 de Março às 14h43

ACIC na Câmara de Vereadores Legislativo aprova moção para criação de primeira escola militar em Chapecó

  • ACIC CHAPECÓ -

Proposta sugere usar estrutura de escola estadual desativada e unificar ensino pedagógico

A segunda semana de março de sessões da Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou Moção de Apelo ao governo do Estado e à Secretaria de Educação para criar a primeira escola militar em Chapecó. A proposta é de autoria da vereadora Astrit Tozzo (PSD) que sugere a transformação da Escola Estadual Básica Professora Zita Flasch, localizada no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas, em escola militar, com integração dos estudos pedagógicos.

De acordo com a vereadora, a proposta está em pauta há três anos e esbarrava na falta de estrutura para criação do ensino militar no município. “A Escola Zita Flasch está fechada há anos e agora só precisa de adequações de acessibilidade para funcionar. Estive na Escola Militar em Florianópolis, falei também com o comando da Polícia Militar e a escola só não vinha para Chapecó por falta de estrutura. Agora temos e por que não utilizarmos? É um sonho”, argumenta Astrit ao ressaltar que a Escola Militar seria aberta para a comunidade e não atuaria de forma exclusiva a filhos de militares. “É um ensino diferenciado para todos”, alega.

Para isso, o governo do Estado precisa ceder o espaço da escola e o comando geral da Polícia Militar aceitar assumir a estrutura e implantar o ensino militar no município. Com a aprovação da Moção de Apelo, a vereadora entregará o documento ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Júlio Garcia (PSD) que estará em Chapecó nesta sexta-feira (22) e à vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr (PSL) que participa de encontro com vereadoras na segunda-feira (25) no município, na Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste de Santa Catarina (Acamosc).

Apesar de aprovada, a Moção recebeu votos contrários dos vereadores petistas Cleber Ceccon e Marcilei Vignatti. Ambos defendem mais investimentos em todas as escolas estaduais e alegam que o Estado não pode investir de forma extraordinária e diferenciada em uma escola apenas. “Tem escolas caindo, com muitas dificuldades. Sabemos que uma escola militar custa mais e questionamos que tipo de ensino teria e para quem serviria a escola militar? Será um modelo diferenciado para um grupo especial?”, indagou Marcilei.

MOÇÕES E INDICAÇÕES

Além desta moção, foram aprovadas outras quatro (31, 42, 46 e 40) e duas indicações (165 e 166). Entre as moções, os vereadores apelam ao Executivo para a instalação de bebedouros de água no Terminal Urbano no centro; a cobrança de efetividade dos serviços prestados pela Casan no município; a instalação de semáforo, sinalização, câmeras de videomonitoramento e iluminação na Avenida Leopoldo Sander, no entroncamento da rua Afonso Pena; e a instalação de monitores de visibilidade de senhas em todas as unidades de delegacias no município.

As indicações aprovadas solicitam a pintura de faixa de pedestres na rua Princesa Isabel, no bairro São Cristóvão e reparos nas ondulações da rua Cunha Porã, no acesso à Penitenciária Agrícola de Chapecó.

As sessões nesta semana acontecem até sexta-feira, sempre às 16h.

PROGRAMA DA ACIC

A proposta da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) é para que cada sessão da Câmara de Vereadores tenha a participação da sociedade. Um grupo de voluntários, além de acompanhar as reuniões, apresenta à população resumos sobre as discussões e deliberações. “Convidamos todos para que participem. Precisamos exercer nossa cidadania e contribuir para tornarmos a cidade um lugar melhor”, enfatiza o presidente da entidade, Cidnei Barozzi.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Mercoagro 2014 na Tecnocarne13/08/13 A MERCOAGRO – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne – prevista para setembro de 2014 será lançada às 19 horas desta quarta-feira (14) durante a 11ª TECNOCARNE que acontece em São Paulo até quinta-feira,13. A MERCOAGRO e a TECNOCARNE são consideradas feiras co-irmãs porque representam o mesmo......
Inteligência nas decisões para liberação de crédito06/06 Em momentos de instabilidade econômica é preciso vender mais e com segurança. Isso acontece quando se analisa melhor com quem se negocia. Para contribuir com as empresas nesse processo, a ACIC oferece aos associados um dos mais completos e......
71 anos de comprometimento com o setor produtivo de Chapecó09/05/18 Comprometida com os associados, com a cidade e região, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) incrementa o desenvolvimento econômico, social e político, fortalecendo o empresariado chapecoense, parceiros......

Voltar para Notícias