NOTÍCIAS

Postado em 24 de Outubro de 2014 às 09h30

ACIC estimula nucleados para adesão a projetos de expansão dos negócios

A diretoria e o departamento de Núcleos da ACIC, com o intuito de munir os empresários associados de informações que resultem na ampliação e qualificação dos negócios, realizou no mês de outubro a palestra “Acesso ao Mercado”, em parceria com o Sebrae/SC. O encontro contou com a participação de dezenas de empresários e foi conduzido pelo consultor regional da Facisc/Sebrae, Osvaldo Mota.

Acesso ao Mercado

Inédito no segmento em Santa Catarina, o Programa de Acesso ao Mercado tem como objetivo proporcionar às micro e pequenas empresas acesso às estratégias e eventos comerciais diferenciados, a fim de aumentar a venda de produtos e serviços. Sua duração está prevista para um ano e serão realizadas ações em todas as regiões do Estado. “Com a sensibilização, o objetivo é oferecer uma visão estratégica, demonstrando que os negócios podem expandir quando os pilares estratégicos estiverem adequadamente solidificados”, destaca Mota.

A segunda etapa é a que vai definir se a empresa seguirá adiante ou não por meio de Seminários para definição do perfil comercial de cada empresa. Na terceira etapa, serão realizadas as oficinas de preparação das empresas para participarem dos eventos comerciais.

Na quarta e última etapa serão realizados os eventos comerciais de forma simultânea em todas as regiões de Santa Catarina. Também nessa fase, será realizada a inédita Semana Estadual de Acesso ao Mercado com mais de 60 eventos comerciais como Rodadas de Negócios; Sessões de Negócios; Bazares; Eventos de Inserção de MPEs em encadeamentos produtivos, entre outros.

Com a intenção de inserir no projeto cada vez mais empresas, o Sebrae/SC buscará parcerias com entidades empresariais, empresas participantes de cooperativas de crédito e pequenos negócios que já fornecem para médias e grandes empresas. Esse programa é lançado em um momento de mercado retraído, em que as micro e pequenas empresas são as que mais sofrem. Por meio desse projeto, o Sebrae/SC viabilizará ações que facilitem e possibilitem o aumento das vendas.

Encadeamento Produtivo

Outra possiblidade apresentada aos empresários foi o Projeto Encadeamento Produtivo – iniciativa que tem por objetivo capacitar empresas fornecedoras da cadeia produtiva de leite, suínos e aves. Considerado o maior projeto de formação profissional-empresarial do setor primário da economia no sul do País, o projeto é desenvolvido pelo Sebrae/SC e Coopercentral Aurora Alimentos com a parceria da Fundação Aury Luiz Bodanese, Senar, Sescoop, Cooperalfa, Cooperitaipu, CooperAuriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio, Coopervil e Sicoob.

O programa beneficiará 2.500 empresas rurais e mais de 400 micro e pequenas empresas urbanas fornecedoras de insumos a esses produtores de leite, aves e suínos. O contrato firmado, em junho deste ano, assegura investimentos de 11,7 milhões de reais no período de quatro anos, custeados pelo Sebrae (70%), Aurora (25%) e parceiros (5%).

O Encadeamento Produtivo criará oportunidades para grandes e pequenas empresas da indústria, do comércio e dos serviços ligadas ao agronegócio. Nos últimos 45 anos, a Aurora lidera uma ampla cadeia produtiva: além das 12 cooperativas filiadas e de suas 62 mil famílias associadas – todos considerados pequenas empresas pelo Sebrae. A Aurora tem milhares de outros agentes que participam da cadeia como, por exemplo, na prestação de transporte e coleta de matéria-prima (frangos, leite e suínos).

“A intenção é oportunizar que os associados da entidade tenham acesso à informação e não percam as oportunidades de se qualificar e ampliar seus negócios”, argumenta a diretora de Núcleos da ACIC, Carla de Almeida Martins Basso.

Veja também

Solução fortalece relacionamento e viabiliza novos negócios na MERCOAGRO 2014 15/09/14 Apresentar a empresa a um grupo de empresários e profissionais, gerando oportunidades como a conquista de novos clientes e fornecedores. Assim pode ser caracterizada a sessão de negócios que reuniu 25 profissionais e empresários, nesta semana, no estande do SEBRAE/SC, durante a MERCOAGRO 2014. A analista técnica do Sebrae/SC, Caroline Demeterko, coordenou a atividade e......
ACIC promove missão técnica à Itália17/11/16 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove, em parceria com a Unochapecó e com a Fondazione Bruno Kessler, uma missão técnica a Trento, na Itália, entre os dias 18 a 27 deste mês. O......
Programa Vida Empresarial23/05/17 “É necessário extrair aprendizado das dificuldades”, diz Gilson Vivian O diretor presidente do Grupo GV Inviolável, Gilson Vivian, explanou sua trajetória profissional aos acadêmicos do curso de......

Voltar para Notícias