SOBRE A ACIC

Institucional

70 Anos

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História

Associação Comercial e Industrial de Chapecó

ACIC: 70 anos de história

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) foi fundada em 10 de maio de 1947 com o objetivo de ser uma entidade empresarial representativa do comércio, indústria, prestação de serviços e agropecuária.


Há 70 anos, o empresário Serafim Enoss Bertaso era eleito o primeiro presidente da entidade. Não começava ali a história econômica do Município, mas ali se começava a escrever a história da organização política das classes produtoras que, nesses 100 anos de emancipação administrativa e sete décadas de associativismo empresarial, legaram a Santa Catarina um dos mais eloquentes paradigmas de trabalho e desenvolvimento.


A ACIC, que representa 85% do PIB chapecoense, desenvolve ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. É reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa. Declarada de utilidade pública através da Lei Municipal 114/80, de 01 de dezembro de 1980, e pela Lei Estadual 5874, de 07 de maio de 1980.


Em 15 de dezembro de 1999, inaugurou sua nova sede no condomínio CESEC – Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó, juntamente com CDL e Sicom. O funcionamento das três entidades em um mesmo local representa um grande avanço para o setor empresarial, no sentido de contribuir para o fortalecimento de parcerias e para a união da classe.


É com o senso de visão histórica e de compreensão do papel na sociedade contemporânea que, biênio após biênio, os presidentes das Diretorias Executivas, ao lado do Conselho Deliberativo, assumiram o comando desta que é uma das mais representativas entidades de Santa Catarina.


Desde os primórdios, a crença nos valores do trabalho predominou. Esperança, força e coragem, pouco capital financeiro para investimento, ausência total de recursos tecnológicos, nenhuma preocupação com a derrota e o fracasso marcaram nossos primeiros empreendedores. Eles foram, acima de tudo, trabalhadores visionários, labutando ombro a ombro com seus pares, de tal forma que resultava indistinta a divisão de classes entre detentores do capital e detentores do trabalho. Patrões e trabalhadores se harmonizavam numa vinculação laborativa de cooperação e solidariedade que permeava a maior parcela das relações de trabalho da primeira metade de nossa história.


Esse registro é fundamental na tipificação dos protagonistas daqueles tempos para realçar que a origem de nosso empresário não está vinculada a grande concentração de capital, ao controle de muitos meios de produção ou a subordinação de grandes contingentes de mão de obra, mas resulta, invariavelmente, do trabalho perseverante, continuado, pertinaz de um agente econômico com incrível capacidade de transformar o meio em que atua.


Mesmo transcorrido sete décadas, a ACIC traz como marca de sua atuação uma surpreendente capacidade de mudanças e transformações para enfrentar os novos e inquietantes tempos, mas mantém imutáveis os mesmos compromissos solenemente anunciados pelo pioneiro Serafim Bertaso nos idos da década de 1940.


Por isso, a ACIC atua para tentar reduzir ao mínimo as angustiantes incertezas de nossa era contemporânea, oferecendo oportunidades de debate, de formação, de informação e de intercâmbio que buscam antecipar os cenários desse novo século. Fundamentalmente, porém, a ACIC mantém-se vigilante na defesa dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, na preservação dos postulados de um mercado minimamente regulamentado e sem as distorções da tecnoburocracia, na valorização do empreendedorismo, fundamentada nas liberdades democráticas para a construção de uma sociedade livre, pluralista, justa e solidária.

ACIC CHAPECÓ "Representar os segmentos econômicos de Chapecó estimulando a livre iniciativa e trabalhando como agente de mudanças. Atender com eficiência e eficácia as necessidades dos associados...

"Representar os segmentos econômicos de Chapecó estimulando a livre iniciativa e trabalhando como agente de mudanças. Atender com eficiência e eficácia as necessidades dos associados correspondendo a suas expectativas. Ser a indutora de ações para o fortalecimento da classe empresarial, oportunizando condições para o surgimento de novos mercados e ampliação dos já existentes".

ACIC CHAPECÓ Ser líder no processo de desenvolvimento de Chapecó e região.



Ser líder no processo de desenvolvimento de Chapecó e região.

ACIC CHAPECÓ      

 

 

 

Presidentes

Presidentes

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

• Assembleia Geral (todos os associados);
• Conselho Deliberativo (66 membros);
• Conselho Consultivo (ex-presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo);
• Diretoria Executiva;
• Equipe de colaboradores (14 membros).

ACIC CHAPECÓ Novo Conteúdo 03

Diretoria Gestão 2018/2019

Diretoria Gestão 2018 / 2019

Conselhos

Conselho Consultivo

O Conselho Superior Consultivo é um órgão consultivo da ACIC composto por todos os ex-presidentes do Conselho Deliberativo e ex-presidentes da Diretoria Executiva da Entidade, que tenham exercido o cargo, no mínimo, durante dois terços do mandato para que foram eleitos. O papel do Conselho Consultivo é estudar e manifestar-se em caráter opinativo sobre qualquer assunto de interesse geral da Entidade, ou da classe empresarial, quando lhe for submetido pelos órgãos dirigentes. O mandato dos componentes do Conselho Superior Consultivo é vitalício e será sempre presidido pelo último ex-presidente do Conselho Deliberativo ou, na sua falta ou impedimento, pelo último ex-presidente ou Diretor Presidente da Diretoria Executiva.

Presidente: Mauricio Zolet

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo tem como papel acompanhar, avaliar, auditar e deliberar sobre as ações da Diretoria Executiva, como órgão decisório e fiscalizador da Entidade, composto por 54 membros titulares e 12 suplentes, representantes legais das empresas associadas, por elas indicadas, e profissionais liberais, eleitos e empossados pela Assembleia Geral, com mandato de três anos.

Presidente: Itacyr Centenaro
Vice-Presidente: Neivor Canton
Secretária: Leandra Merisio

  Membros Efetivos    (Jan/2019)


1. Alcione Belache Ferreira
2. Claudio De Marco
3. Gustavo Muller Martins
4. Leandra Merisio
5. Leandro Sorgato
6. Lenoir Gral
7. Milton Sordi
8. Paulo Ganzer

Membros Suplentes    
(Jan/2019)


1.Altamir Scussiato
2.Marcelo Marafon Porciuncula
3.Pablo Davi

   Membros Efetivos    (Jan/2020)


1. Alcindo Oliveira Lopes
2. Altemir Ansolin
3. Cezar A. Pagnussatt
4. Claudemir José Bonatto
5. Danilo Conte
6. Eloi Bergamaschi
7. Gonçalo Coelho
8. Orivaldo Chiamolera

Membros Suplentes    (Jan/2020)


1. Celso Tozzo
2. Helon Rebelatto
3. Marcio Muxfeldt

  Membros Efetivos    (Jan/2021)


1. Anilete Rosina Zen Rissi 
2. Cassio Lopes De Quadros 
3. Cládis Furlaneto 
4. Flavio Pasquali
5. Itacyr Cetenaro
6. Mauricio Zolet
7. Neivor Canton
8. Paulo De Souza

  Membros Suplentes      (Jan/2021)

1. Douglas Braun
2. Ivonir Trizoto
3. Jaime Bordignon

Equipe

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Ações Sociais

Junior Achievement

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, envolvendo 8,3 milhões de jovens por ano em mais de 100 países. Criada em 1919, esta organização sem fins econômicos, objetiva despertar nos alunos do ensino fundamental, médio e universitário, de instituições públicas e particulares, o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a economia.

Através de programas educacionais possibilita aos alunos o conhecimento e a vivência de situações relacionadas à carreira profissional e a livre iniciativa. Desde 1997, quando iniciou suas atividades em Santa Catarina, promove a participação voluntária de empresários, voluntários, pais, diretores, professores e alunos. Mais de 100 mil jovens catarinenses já foram beneficiados pelos programas.


A entidade é mantida e administrada por empresas privadas que apóiam com recursos financeiros, bem como, cedendo executivos que possam, voluntariamente, transferir suas experiências, implantando e acompanhando os programas nas escolas.

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS NEGÓCIOS
Complementa o currículo básico com conceitos, habilidades e princípios básicos da administração de empresas. Através de informações teóricas e práticas, aos alunos do 6º e 7º ano aprendem sobre a organização e a operação de negócios em um sistema de livre iniciativa. É desenvolvido em sala de aula, durante cinco encontros semanais. São utilizadas dinâmicas que incluem jogos, palavras cruzadas, trabalhos em grupos e simulações.

NOSSO MUNDO
Ensina alunos da 7º ano do Ensino Fundamental a compreenderem os aspectos fundamentais do comércio global. Entendem o papel das trocas entre os países, o marketing internacional, os efeitos da globalização, a importação e a exportação. É desenvolvido em sala de aula, durante cinco encontros semanais. Utiliza exercícios de simulação e o desenvolvimento de um plano de marketing internacionortamentos e atitudes nos âmbitos pessoal e profissional e as conseqüências de seus atos para a sociedade, compreendendo melhor o seu papel como cidadãos.

LIDERANÇA COMUNITÁRIA
Desenvolvido com o objetivo de estimular os jovens a desenvolver conhecimentos e aptidões que lhes permitam destacar-se em suas comunidades. Durante 12 semanas 25 jovens do 1º ano do Ensino Médio entendem o papel do terceiro setor e aprendem, na prática, como desenvolver um projeto social e como administrar uma organização comunitária.

MINIEMPRESA
Aplicado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, agrega à educação formal uma vivência prática de organização e operação de uma empresa, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças. Através do método “aprender-fazendo”, 30 jovens, durante 15 encontros semanais, escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos. No final de 15 jornadas, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados a uma instituição beneficente, à escolha da Miniempresa.

SIMULADOR DE NEGÓCIOS – MESE
O MESE – Management and Economic Simulation Exercise é um
Exercício de Simulação Administrativa e Econômica criado pela Universidade de Harward com apoio da HP Hewlett Packard. Neste jogo de empresas virtuais, jovens entre 16 e 25 anos tomam decisões estratégicas semanais acerca de uma empresa que fabrica e comercializa o produto ECOPEN, uma caneta revolucionária que armazena informações e as reescreve automaticamente. É desenvolvido em sete semanas em mercados organizados, com capacidade para oito empresas com, no máximo, 5 integrantes cada.


PROGRAMA ESPECIAL

EMPRESÁRIO-SOMBRA POR UM DIA
Durante um dia, jovens entre 16 e 20 têm a oportunidade de seguir os passos de um executivo na sua jornada de trabalho, desde as primeiras atividades da manhã, reuniões de negócios, visitas a clientes e demais tarefas rotineiras. O objetivo é proporcionar uma visão realista do mundo do trabalho, mostrando de que maneira os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados na sua carreira.


INFORMAÇÕES E CONTATO
Evandro Carlos Badin
Diretor Executivo
Junior Achievement de Santa Catarina
48 3224-8388 – 48 3223-5439
www.ja-sc.org.br - www.twitter.com/jasantacatarina

Coleta de Lixo Eletrônico