Home

Chapecó, SC,


 

26/01/2012

Cooperação Prefeitura - ACIC

Trabalhadores do distrito industrial do Palmital terão refeitório comunitário

Mais de 800 trabalhadores do distrito industrial do bairro Palmital serão beneficiados com a parceria firmada entre a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Prefeitura Municipal. Nesta semana, o prefeito em exercício Américo do Nascimento Júnior entregou ao presidente da ACIC Maurício Zolet o termo de cessão de uso de bem imóvel para a concretização do projeto de construção do refeitório comunitário, assinado em dezembro passado.

A solenidade ocorreu no refeitório da empresa Engeaço e contou com a presença de empregados, empresários, lideranças políticas, representantes da ACIC e do poder público.

A Lei nº 6.218 aprovada pela Câmara de Vereadores de Chapecó e sancionada pelo prefeito José Claudio Caramori em 19 de dezembro de 2011 autorizou a cessão de uso por 20 anos do lote nº 06, da quadra nº 1856, com área de 8.339,29 metros quadrados, localizado no bairro Palmital, de propriedade do município para a Associação Comercial. A cessão de uso poderá ser prorrogada para mais duas décadas.

No local a ACIC viabilizará recursos para a construção de um refeitório comunitário. O restaurante atenderá os munícipes que trabalham no bairro e no distrito industrial. Conforme levantamento feito junto às empresas, aproximadamente 800 trabalhadores utilizarão diariamente o refeitório.

Zolet enfatizou que a autorização para utilização do terreno foi articulada com sucesso pelo presidente anterior, João Carlos Stakonski. “Essa iniciativa é o começo do histórico de parcerias público-privada que dão certo. A partir de agora a Associação Comercial terá a missão de buscar outras entidades que desejam contribuir com o projeto, entre eles, o Serviço Social da Indústria. Podemos dizer que mais uma batalha foi vencida, fruto da união dos empresários”, completou.

Os recursos para a edificação e aquisição de móveis e equipamentos - estimado em R$ 1 milhão, serão obtidos junto ao sistema “S” (Sesi, Senai etc. e às empresas beneficiadas). Zolet reforçou que a Associação Comercial continuará nessa luta e antecipou que agendará reunião com a FIESC para discutir o assunto. “A meta é inaugurar o restaurante ainda em nossa gestão”, enfatizou o dirigente empresarial.

O prefeito interino Américo do Nascimento Júnior acompanhado do secretário de planejamento Nemésio Carlos da Silva frisou que a iniciativa do refeitório comunitário é uma medida inteligente, pois reduz custos para as empresas, além de estimular uma parceria positiva público-privada. Destacou que a Prefeitura é parceira de ações voltadas a melhoria da qualidade de vida da população, bem como busca atender as solicitações dos empresários, a exemplo da pavimentação com asfalto realizada no distrito.

O terreno cuja cessão de uso foi concedida está, atualmente, ocioso e possibilitará o desenvolvimento de uma atividade que garantirá segurança alimentar e nutricional para os trabalhadores e moradores. O prefeito também determinou estudos e análises dos órgãos municipais para adequação da área e execução do empreendimento.

REIVINDICAÇÃO

Os empresários do distrito industrial do Palmital reivindicaram ao prefeito interino uma solução para o acesso rodoviário àquela área, mediante a construção de uma lombada física, instalação de lombada eletrônica ou semáforo em face do intenso fluxo de veículos que trafegam pela BR-480.

O termo de cessão de uso tem vigência por 20 anos

Participaram da solenidade empregados, empresários, lideranças políticas, representantes da ACIC e do poder público

 


 

 
  Sede
Av. Getúlio Vargas, 1.748-N
Cep: 89805-000, Chapecó/SC
Fone/fax: (49) 3323 4100
Seccional Oeste
Rua das Garças, 613 D, Edifico Genova, Bloco B, Sala 2
Bairro Efapi, Cep: 89809-620, Chapecó/SC
Fone/fax: (49) 3331 3030