A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) promoveu nesta semana, a apresentação do programa “Chamada Pública” da Celesc Geração S.A., com o assistente da presidência da Celesc para novos negócios, Paulo Roberto Meller, e com o representante do governo do Estado, Marco Aurélio Dutra. Dezenas de empresários compareceram para conhecer os objetivos do programa.
A constituição de sociedades de propósito específico (SPE’s) para implantação e exploração de projetos de geração de energia alternativa – como pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s), termelétricas com biomassa, eólica, solar etc – pretende ampliar o parque de geração própria da Celesc de 82 MW, produzidos atualmente por 12 hidrelétricas, para 400 MW, mediante investimentos da ordem de R$ 320 milhões de reais.
A Celesc Geração terá até 49% das ações e, os parceiros, os demais 51%. “Esse é o critério para assegurar o caráter de empresa privada e não pública dos empreendimentos”, explicou Dutra.
As vantagens do investimento segundo Meller, é a diversificação da matriz enérgica associada a independência energética, a geração próxima aos centros de cargas, qualidade e confiabilidade para o sistema elétrico e o impulso para o crescimento sócio-econômico do estado de Santa Catarina.
Paulo Meller também informou que o lucro foi superior a 30% do primeiro trimestre de 2008 para a Celesc geração. Os interessados em obter mais informações sobre o programa podem acessar o site www.celesc.com.br .
Foto 3 – Empresários acompanharam apresentação