Chapecó - SC

Conheça mais sobre Chapecó

O Município de Chapecó, com cerca de 200 mil habitantes, é reconhecido como Capital Nacional da Agroindústria e polo econômico de uma região com cerca de 200 municípios onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. Ocupa uma posição central em relação aos grandes centros consumidores do MERCOSUL, como Buenos Aires, Assunción, Montevidéo, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. É a 6ª economia no Estado de Santa Catarina, com PIB per-capita de R$ 20.060,60.

É referência nacional na produção de carne suína, de frango e derivados, por ser sede das principais agroindústrias do País e também, na fabricação de máquinas e equipamentos para a agroindústria. Mas o aumento considerável das facilidades para implantar empresas na cidade vem diversificando a economia, com destaque para os setores de prestação de serviços, metalmecânica, moveleiro, plásticos, transportes, bebidas, biotecnologia, industrialização de carnes, softwares, confecções, instituições educacionais e outros. Sua população cresce aceleradamente, assim como sua economia. Os índices de geração de emprego estão acima dos níveis Estadual e Federal, o que garante à população renda e estabilidade social.

Para medir os resultados nada melhor que as pesquisas. As “100 Melhores Cidades para fazer Carreira”, publicada anualmente pela Revista Você S/A, ganharam posições no ranking nacional. Assim como nas edições anteriores, em 2011 o Estado emplacou sete representantes na lista. Chapecó registrou o maior salto: passou de 87ª, no ano de 2010, para 78ª colocação em 2011, subindo 09 (nove) posições. Conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em 2011, Chapecó foi considerada a 78ª melhor cidade para trabalhar do Brasil, a 15ª da Região Sul e 5ª no Estado, sendo que até 2005 o Município não figurava nesta lista; O índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Chapecó ocupa a 5ª colocação no Estado de Santa Catarina e 93º em relação ao Brasil. O município obteve melhor desempenho do Estado de Santa Catarina, no ano de 2011, no setor de serviços com 38,66%;

Ainda no ano de 2011 Chapecó conquistou o 5º lugar em geração de empregos entre os 293 municípios do Estado de Santa Catarina em termos relativos, e o 72º lugar entre os 5.564 municípios no Brasil,- FONTE: CAGED -LEI 4923/65 – TEM. O SEBRAE concedeu, em 2012, ao Prefeito Municipal o Selo Prefeito Empreendedor, Outros dados importantes a serem ressaltados, são: o Índice de Desenvolvimento Municipal, que é de 0,8607, considerado alto no Brasil e o IDSUS que é de 7,35, levando Chapecó a posição de 2º melhor na saúde em âmbito nacional e de 1º em Santa Catarina. Possui 03 hospitais de referência regional, sendo 02 públicos e um particular, mais de 200 clínicas médicas, 01 curso de medicina e curso de 01 odontologia. Mais de 170 unidades escolares de ensino, 23 instituições de ensino superior e mais de 15 mil empresas em atividade.

Chapecó é polo turístico de uma região que compreende o Oeste Catarinense, o Norte do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Paraná. A excelente infraestrutura hoteleira, o Aeroporto, a proximidade com os Balneários de Águas Termais e agenda de feiras e eventos diversos consolidam a importância de Chapecó como centro turístico de uma região promissora. No Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves ocorrem cerca de 46 eventos/ano, enquanto que no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, são aproximadamente 260 eventos/ano, atraindo visitantes de âmbito nacional e internacional, consolidando Chapecó como Destino Turístico, de acordo com o Ministério do Turismo, fazendo parte dos 115 municípios prioritários para o desenvolvimento. Chapecó foi reconhecido pela Assembleia Legislativa como Capital Catarinense dos Eventos de Negócios, conforme Lei Nº. 14.071, de 31 de julho de 2007.

Conta com o Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, o qual oferece voos regulares diários para as principais cidades do Brasil, através das Empresas: Gol, Avianca, Trip/Azul e NHT. O Aeroporto contabilizou cerca de 30 mil embarques/desembarques mensais. Chapecó dispõe, também, de 10 empresas de transportes rodoviários que ligam Chapecó a todo o país, movimentando mais de 60 mil passageiros/mês. Além disso, conta com 43 empreendimentos de hospedagem, os quais oferecem cerca de 2.700 leitos.