Postado em 06 de Abril às 17h04

ACIC anuncia o cancelamento da MERCOFLORA

Em nota distribuída hoje pela assessoria de imprensa, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) anunciou o cancelamento da Mercoflora, uma feira que reuniria em agosto deste ano as cadeias produtivas vegetais. Os problemas econômicos do País, o desinteresse do mercado e as peculiaridades da operação nesse ramo foram determinantes na decisão de cancelamento.
A seguir, a íntegra do comunicado oficial da ACIC:
“A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Conselho das Entidades Empresariais (CEC), tratava desde 2015 do projeto de realização de uma nova feira especializada – a Mercoflora – iniciativa orientada para diversificar a matriz econômica regional. Essa nova expo-feira técnica deveria reunir quatro áreas básicas do universo vegetal: silvicultura, fruticultura, floricultura e olericultura.
“Entretanto, a crise que assola a economia brasileira e o surgimento de um quadro de instabilidade presente em importantes setores da vida nacional, levaram muitos parceiros – expositores, patrocinadores, apoiadores, organizadores etc – a reavaliar a viabilidade do projeto.
“É notório que, apesar da tênue reação de alguns indicadores, o quadro econômico dominante no Brasil, nesse momento, é de baixa taxa de confiança dos agentes econômicos e de escassa determinação para investimentos de parte dos empresários e empreendedores.
“Alia-se a isso o aparente desinteresse dos principais agentes da cadeia produtiva do universo florestal (silvicultura/fruticultura/floricultura/olericultura) em se integrarem ao projeto Mercoflora. Esses agentes operam esquemas de produção, comercialização e logística tradicionalmente ancorados em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e em outros centros.
“A conjugação desses fatores foi determinante para a decisão de CANCELAMENTO da feira, definição agora adotada, formalizada e divulgada.
“As entidades proponentes julgam que, no futuro, o projeto da Mercoflora poderá ser reavaliado. A ACIC e o CEC agradecem a cooperação recebida do Poder Público municipal, das agências, das empresas associadas da ACIC, das entidades empresariais e instituições universitárias Unochapecó, Unoesc, Udesc e UFFS, Facisc, SEBRAE, Epagri e Secretaria de Agricultura, entre outras instituições que contribuíram altruisticamente com o projeto, além do valioso trabalho voluntário da comissão organizadora e das comissões setoriais. Chapecó (SC), 05 de abril de 2017.”
Assinam o comunicado: Josias Mascarello, presidente da ACIC. Neloir Tozzo, presidente do CEC. João Carlos Scopel, coordenador geral da MERCOFLORA. Bento Zanoni diretor de feiras da ACIC. Vincenzo F. Mastrogiacomo, diretor de agronegócio da ACIC.

Veja também

Almoço Empresarial da ACIC “Para mim não existe impossível”, diz Sidney Ogochi28/07/16 Atitudes para resultados diferenciados foram explanadas pelo presidente da Ogochi Menswear, Sidney Ogochi, e pela diretora financeira da empresa, Aureane Mignon, durante mais uma edição do Programa Almoço Empresarial, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta quinta-feira (28), que contou com apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do......
Lixo eletrônico: o que fazer com ele?16/06/15 ACIC cria projeto de coleta de lixo eletrônico O mundo moderno, as inovações e os avanços no que diz respeito aos eletrônicos e à tecnologia são um convite a trocar de aparelho cada vez que uma nova......

Voltar para (Blog)